sábado, 21 de novembro de 2009

Metodologias mais comuns


O ensino tradicional dominou a sala de aula durante séculos, até o surgimento de novas maneiras de ensinar. Tradicional Formada no início do século 20 com métodos clássicos que envolvem a repetição de algoritmos. Foco Dominar regras da aritmética, da álgebra e da geometria. Estratégias de ensino Aulas expositivas sobre conceitos e fórmulas, com os alunos copiando e fazendo exercícios para a fixação. Escola Nova A partir dos anos 1920, atingiu sobretudo as séries iniciais. Foi colocada em prática principalmente em escolas particulares, com o aluno no centro do processo de aprendizagem. Foco Trabalhar o conteúdo com base na iniciativa dos estudantes em resolver problemas que surgem em um rico ambiente escolar. Estratégias de ensino Jogos e modelos para aplicar em situações cotidianas. Matemática Moderna Surgiu como um movimento internacional na década de 1960. Foco Conhecer a linguagem formal e ter rigor na resolução de problemas. Estratégias de ensino Séries de questões para usar os fundamentos da teoria dos conjuntos e da álgebra. Didática da Matemática Começou nas décadas de 1970 e 80, com autores como Guy Brousseau e Gérard Vergnaud. Foco Construir conceitos e estratégias para resolver problemas. Estratégias de ensino Alunos devem discutir em grupo, justificar escolhas e registrar as hipóteses. Etnomatemática Surgiu no Brasil em 1975 com os trabalhos de Ubiratan D’Ambrosio. Foco Aprender usando questões dos contextos sociais e culturais. Estratégias de ensino Mudam conforme o contexto e a realidade em que a disciplina é ensinada.

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