terça-feira, 24 de novembro de 2009

DICA DE FILME


PEQUENAS HISTÓRIAS

Com cada ponto, um conto é aumentado e com vários pontos, vários contos são demonstrados em uma belíssima colcha de retalhos feitas por Marieta Severo, enquanto ela conta historias do folclore brasileiro no filme Pequenas Historias.
Parece engraçado, mais realmente não, muito pelo contrario, é ótimo, o filme é ótimo. Há algum tempo tenho visto a evolução do cinema brasileiro, mesmo estando grudado 24 hs por dia no Espaço Unibanco de Cinema e tendo a oportunidade de prestigiar filmes de todo o nosso globo, posso dizer que no curto tempo de uma década, o cinema brasileiro mudou muito, melhorou demais, digo isso pela enorme demanda de filmes brasileiros de qualidade que tenho visto e que estão sendo reconhecidos lá fora em diversos paises, não apenas pelos figurões de Hollywood.
Pequenas Historias é um desses filmes, quatro pequenos contos são realmente contados por Marieta Severo que sentada na varanda de sua fazenda vai contando as historias para nós e dando pontos na sua colcha de retalhos. Esse filme lhe possibilita a oportunidade de uma volta à infância, pois ela nos trata assim, como crianças com olhos brilhantes que fantasiam as historias por ela contada. Uma que me encantou completamente foi o primeiro conto, sobre a Yara interpretado magicamente por Patrícia Pilar, onde ela sai do rio e se casa com um homem que ia pescar nas suas águas em todas as noites de lua cheia, porém um trato foi feito, de que ele nunca a maltratasse de nenhuma forma em hipótese alguma, só que a promessa foi quebrada e as águas vieram ajudar Yara deixando o pobre homem sem um lar para morar.
São assim as historias curtas e encantadoras, se eu que sou adulto me encantei, impossível uma criança não se encantar. Os contos de baseiam em historias do campo e da cidade, para muitos proporcionando lágrimas emocionadas e risadas inocentes.
Esse filme e prova que o cinema brasileiro no âmbito infantil melhorou tanto quanto as ficções deixando o nosso país com marcar fortes sobre nossa cultura e folclore para o exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário